quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

É FARTAR VILANAGEM!!!.........nº1


Toquem os sinos, comecem as procissões e lancem os foguetes pois a VILANAGEM está na rua! O Colectivo Vilanagem Vermelha decidiu pela primeira vez editar uma fanzine a que deram o nome de: "É Fartar Vilanagem!". Nela podemos encontrar a b.d. "Homem de Ferro", um delírio em 7 magníficas páginas! Conheça também o fantástico "Johnny the Lonely Boy" e aproveite para ter algumas "Lições de Vida"!!
Não perca a oprtunidade de engrandecer a sua biblioteca com esta incrível fanzine! Peça já o seu exemplar aqui mesmo ou através de efartarvilanagem@gmail.com
É fartar!! É fartar!!


1 comentário:

Geraldes Lino disse...

Alex Esgaio
Não é para si que escrevo aqui, porque você, na nota que me enviou a acompanhar o exemplar deste seu recente fanzine, admitiu que é masculino o género correcto deste neologismo (um neologismo que já existe em Portugal desde Janeiro de 1972, data da edição do "Argon", o nosso primeiro fanzine de banda desenhada).
Mas para o "people" que não sabe donde é proveniente esse neologismo (há sempre quem pergunte, gente dos 7 aos 77 anos, mas afinal o que é isso de fanzine?) aqui fica a etimologia da palavra: fanzine deriva da expressão "um magazine feito por um (ou uma) fã".
Deu-se portanto a contracção da palavra fã (ou fan) com a última sílaba de magazine.
Desde 1988 que, na 8ª edição do dicionário da Porto Editora que há um verbete com a definição da palavra, sendo que o verbete começa assim: fanzine - s.m. (na edição deste ano, s de substantivo foi substituído por n de nome, portanto aparece agora como n.m. mas, claro, sempre masculino).
Gostaria que lessem o primeiro "post" do meu blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com
datado de Janeiro 2006, a esse respeito, com várias ilustrações.
Saudações bedéfilas e fanzinísticas